segunda-feira, 4 de abril de 2011

Laura Moritz

Olá a todos. Meu nome é Laura Moritz e estou no terceiro ano do curso de graduação em Arte: Historia, Crítica e Curadoria da PUC-SP. Diferente dos demais participantes deste seminário, não produzo artisticamente. Minha formação é eminentemente teórica e por isso busquei este seminário: pretendo compreender alguns conceitos e discussões acerca da instalação. Atualmente, desenvolvo um projeto de Iniciação Cientifica, no qual pesquiso a questão da instalação na obra de Marcel Duchamp. De um modo bem resumido, posso dizer que com esta pesquisa pretendo estudar os princípios das instalações, assim como as razões que levaram os artistas a criarem estas obras que incorporam o espaço como parte dela, tendo como ponto de partida a obra de Duchamp.

Étant Données: 1º La chute d'eau, 2º Le gaz d'eclairage (1946-1966) - A última obra realizada por Duchamp, é uma instalação na qual o espectador observa, através de orifícios em uma porta, a cena acima.

No segundo dia de seminário, Augusto nos apresentou o endereço do projeto Inside Installations. Preservation and Presentation of Installation Art, que pretende catalogar diversas tipologias para a instalação. Foi proposto para que cada um classificasse seu trabalho e juntamente com Augusto, propus a seguinte classificação para o Étant Données, de acordo com os conceitos apresentados no site: uma instalação Mixed Media , ou seja, feita com diversos materiais. No caso do Étant Données, foram utilizados uma porta de madeira, galhos, uma forma de gesso coberta com pele de animal, fotografia e pintura, entre outros. Por se tratar de um espaço inteiramente próprio, uma outra classificação é a Filled Space Installation. Uma terceira classificaçao possível é a de Interative Installation, pois nesta obra o espectador precisa olhar através dos orifícios em uma porta, caso contrário, a obra não existe. Nesse sentido a obra é feita para apenas um espectador .

Nenhum comentário:

Postar um comentário